Academiæ

"Me disseram que pensar era ingênuo, e daí? Nossa geração não quer pensar. Pois que pense, a que há de vir."

Cine PSOL

Antes de começar a falar sobre isso, quero deixar claro, para os que não me conhecem muito bem sou um pensador apartidário, posso até falar ou discutir entre amigos sobre politica, mas não sobre partidos, só ressaltando também que esse blog não tem finalidades politicas. Mais reconheço a iniciativa e o esforço para melhorar a críticidade e razão das pessoas através de sessões de cines publicas.

Esse domingo (03/07/11), fui convidado a presenciar a abertura do Cine PSOL, sessão de filmes em ambientes públicos de graça seguida de debate sobre as ideias passadas pelo filme. A sessão começou por volta das 18h na praça Júlio França com a exibição do filme A Fuga das Galinhas (Chicken Run/Londres/2000).

A Fuga das Galinhas (em inglês Chicken Run) é um filme de animação britânico de 2000, dirigido por Peter Lord e Nick Park.

RESUMO DO FILME:

No ano de 1950, numa quinta dedicada á criação de galinhas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de quinta.

Após várias tentativas não muito bem sucedidas, “voando”, surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos (que na minha opinião são mais engraçadas que as galinhas).

A idéia de cinema e debate já é uma ideia bem explorada em cursos da área de humanas, na UVA – Universidade Estadual do Vale Acaraú é conhecido como CINE DEBATE que acontece uma vez por mês, e também tem o CINE BIBLI, sessões de cinemas realizadas todas as quintas-feiras na sala de projeções da biblioteca central do UVA e é aberta a todos que desejarem participar.

Gostaria de encerrar esse poste com algumas sugestões para a galera do CINE PSOL

* Realizar as sessões em lugar aberto é uma boa ideias, mas é seria mais bem aproveitada se planeja melhor para não ocorrer incômodos como o filme ser longo de mais e durar até o ponto em que os arredores do lugar da exibição seja cercada por carros de sons, multidões de pessoas não envolvidas entre outras coisas.

* Se a proposta é começar com filmes em desenhos ou animações durante as férias, estou aqui sugerindo três bom filmes para serem explorados.

1. SpiritO Corcel Indomável (Spirit: Stallion of the Cimarron/EUA/2002) Temática: Liberdade e luta contra a submissão.

2. Vida de Inseto (A Bug’s Life/EUA/1998) Temática: Esforço social contra as adversidades.

3. Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol/EUA/2009) Temática: Consequências e efeitos de nossas ações e escolhas.

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “Cine PSOL

  1. Valeu pelas dicas Ronison… quem sabe um dia eu não te convença a participar do PSOL… hehehe… vlw

  2. Como lhe disse meu amigo, é de minha natureza não me socializar, sou um anti-social, mas sempre respeito uma boa idéia.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: