Academiæ

"Me disseram que pensar era ingênuo, e daí? Nossa geração não quer pensar. Pois que pense, a que há de vir."

Autópsia

A partir da Modernidade e das publicações de Leonardo Da Vinci (criador da palavra cadáver CA/rn – DA/de – VER/mes = carne dadas ao vermes) sobre a anatomia humana. A palavra autópsia virou uma denominação para o procedimento médico que consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo de morte e avaliar qualquer doença ou ferimento que possa estar presente. Mas o que poucas pessoas sabem, é que a origem e o real significado dessa palavras é bem mais nobre e limpo.

Do grego auto = por si próprio, ou relativo a si. Do grego psy = psique, “alma”, “mente” (relacionado também a consciência). Resultando em um palavra que trazida para uma tradução mais poética nos dias de hoje seria “conhecimento da própria mente, de si mesmo (o que hoje quem faz é o legista e de modo nada poético rsrsrs).

Esta se perguntado onde eu quero chegar? Bem estou propondo que faça sua própria autopsia. Vivemos a mercêr do relógio, escravos do tempo e de um sistema que nos tira o prazer de conhecer a nos mesmo por quer nos afastamos de nossa conciencia para “conhecermos” objetos, que nos trazem uma efêmera sensação de prazer, conforto, poder, status. E enquanto isso perdemos contato com nos mesmo, de uma reflexão que pode nos libertar de nossos medos, preconceitos, dogmas e limitações. Não estou falando nada novo, um velhinho feio de pernas finas que já morreu à uns 2.500 anos atrás já dizia: ” Conhece-te a ti mesmo!”.

Representação gráfica de consciência do século XVII.

Você lembra do filme Matrix (o filme que mudou a historia dos efeitos especiais do cinema!)? Qual era mesmo a frase em latim que estava sobre os umbrais da entrada da cozinha do Oráculo?

Ou ainda, você se recordar desse ensinamento do Mestre Yoda à Anakin: ” – There is no ignorance, there is knowledge. “ ” – Não existe ignorância, existe conhecimento “ ; ” A ignorância leva ao medo, o medo leva ao desespero, o desespero leva ao Lado Negro. Assim, fracassar irá você!”

Algo que me chamou atenção é que até mesmo o Lado Negro (ou Sombrio depende que qual filme da franquia você assisti) ensina aos seus jovens Siths que “A ignorância que os Jedis tem da Força é nossa maior vantagem. ”  . Um exemplo de como a meditação, a auto-analise e a reflexão constate é incentiva seja lá de que Lado, Universo ou Ficção você veio.

Você pode imaginar que isso é bobagem, você pode pensar varias coisas, a única coisas que você não pode fazer é não pensar. Mas se você ainda acha uma autópsia filosófica algo inútil,  assista esse vídeo, não demora muito, é apenas 2 minutos.

Quando terminar de assistir ao vídeo, quando sair dessa pagina, quando desligar o PC…

Se pergunte se essa historia não poderia ser diferente, se alguém não fosse arrogante e como um autopsia teria sido útil para o avestruz antes de combinar a corrida.

 

 

Navegação de Post Único

3 opiniões sobre “Autópsia

  1. Augustus,

    Estou retribuindo sua visita! Seja sempre bem-vindo…
    Um abraço!

  2. Seu blog é ótimo também coloquei na minha lista de liks de filosofia! Um abraço!

  3. Obrigado colega, retribuir-irei a sua gentileza.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: