Academiæ

"Me disseram que pensar era ingênuo, e daí? Nossa geração não quer pensar. Pois que pense, a que há de vir."

Hokusai Manga

Gravuras de pintor que influenciou mangá são reunidas em livro.

Capa e uma foto de um original de Hokusai, a origem dos mangás.

Formato: Livro
Autor: KAKAOKA, KAZUYA
Editora: RANDOM HOUSE
Assunto: ARTES

ISBN: 4756240690
ISBN-13: 9784756240699
Idioma: Livro em inglês
Encadernação: Brochura
Dimensão: 30 x 21,3 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 600

Valor da Obra: o preço fica acerca de R$120,00, é livro com um público muito seleto, formado em sua maioria fãs do gênero, especialistas ou colecionadores.

Sinopse: “Hokusai Manga” é uma obra de Katsushika Hokusai (1760-1849), um mestre da arte Ukiyo-e, retratando a vida das pessoas comuns, animais, plantas, paisagens e figuras humanas, históricas e sobrenaturais, até demônios e monstros, como se foram uma enciclopédia visual, no valor de quinze volumes. Este livro seleciona peças de cada volume e compila-los em um livro. A obra original se espalhou no Japão e foi para a Europa no meio do século XIX.

Trezentas pranchas inéditas do La Manga do pintor japonês Katsushika Hokusai (1760-1849) – uma compilação de croquis, desenhos e caricaturas, que influenciou os impressionistas franceses, e ancestral dos mangás contemporâneos – estão reunidos num livro, apresentado na quinta-feira (1), em Paris.

Hokusai é o primeiro a ter suas gravuras incluídas numa só obra e que, na época, fascinaram os artistas Manet, Monet, Degas, tornando-se conhecidas, no Ocidente, graças ao pintor e gravador Félix Bracquemond. O livro Hokusai Manga, de 700 páginas, foi editado por La Martinière.

Animais, caricaturas, paisagens e cenas do cotidiano são reproduzidos em gravuras em madeira da época, no formato 30,3 x 21 cm, acompanhados de textos bilingues (francês-japonês) redigidos por dois especialistas: Hideki Nakamura, crítico de arte e professor emérito da Universidade de Nagoya Zokei, e Mitsuru Uragami, antiquário e especialista em artes asiáticas.

Uragami é considerado “o maior colecionador de Hokusai”, segundo a editora. Ele possui 1.500 trabalhos dele que reúne há 40 anos, tendo apresentado à imprensa dez cadernos, na edição original (1814- 1878) assim como vários desenhos eróticos.

“O mundo conhece, principalmente, as 36 vistas do Monte Fuji e da Grande Onda de Kanagwa, mas Hokusai, que morreu aos 90 anos, numa época na qual a expectativa de vida era de 50 anos, só começou a se interessar por paisagens aos 70 anos”, explicou Uragami.

“Antes, ele se dedicava a retratos dos atores do Teatro de Kabuki e de belas mulheres. Mudou várias vezes de nome e considerava que o valor artístico de uma obra residia na capacidade de seu autor mudar de estilo”, acrescentou. “Hokusai dizia que começou a desenhar aos seis anos, que foi medíocre até os 70 anos e que aos 90 ou 100 anos chegaria, sem dúvida, ao ideal”, prosseguiu o especialista.

La Manga conta com cerca de 4 mil pranchas que Hokusai começou a conceber aos 55 anos, para seus aprendizes – 200 pessoas em todo o Japão. “Os dez primeiros tomos chegaram a ser editados e tiveram um tal sucesso junto ao público que Hokusai decidiu dar continuidade a eles”, acrescentou Uragami.

Segundo ele, os cadernos com os croquis “serviam, então, de divertimento durante festas e reuniões familiares, com os convidados tentando reproduzir os desenhos como fazem, hoje, karaokê”.

OPINIÃO: Embora essa seja realmente uma obra de grande valor sobre o tema, eu aconselho comprar apenas aqueles tem afinidade pelo assunto e um bom domínio de inglês, pois como já foi citado, a obra não tem tradução para o português ainda, e quando houver certamente seu preço vai subir consideravelmente então recomendo baixar o e-book em PDF que pode ser facilmente encontrado em alguns blogues (o e-book também está em ingles!)

Fonte: Canal do Terra.

Adaptado e corrigido por mim.

 

Navegação de Post Único

Deixe um comentário