Academiæ

"Me disseram que pensar era ingênuo, e daí? Nossa geração não quer pensar. Pois que pense, a que há de vir."

Traços, Palavras e Sabedoria.

Essa é minha 75ª postagem e com ela o status sobe para 3 estrelas no servidor do WordPress. Para comemorar vou dedicar essa postagem as pobres mentes que por sua arrogância e teimosia em não reconhecer o valor e a importância da Nona Arte.

Heróis, sejam eles fictícios ou não, o ser humano sempre precisará de um.

Dos quatro pilares nos quais se assenta a cultura humana (Arte, Mística, Filosofia e Ciência), a Arte é muito provavelmente a mais antiga a ser regularmente praticada pela humanidade. A constatação é verificada entre nas peculiares pinturas feitas pelos primatas ou pelos detalhes em objetos de cerâmica. A palavra arte é hoje é muito mal empregada, qualquer coisa vira “arte” se é citada num jornal ou comentada por alguma pessoa famosa, as Artes nos dias atuais são dividias em áreas assim: Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura, Teatro, Cinema, Fotografia e Arte Sequencial (ou também conhecida como quadrinhos, banda desenhada ou grafic novel). É importante lembrar que essa sequência NÃO está disposta em uma hierarquia, o Cinema por exemplo só foi inventado depois da Fotografia e é chamado como a Sétima Arte, mas sem nenhum peso de importância maior que as outras Artes.

Só a riqueza de detalhes e as cores já é digna de apreciação.

Ontem tive uma conversa com uma amiga da faculdade, do curso de Letras, apesar de ser uma ótima pessoa ela insiste em achar que desenhos, quadrinhos e qualquer coisa do gênero é coisa de criança e categorizar dizendo que “Não é leitura”. Minha cara amiga esse pensamento é muito atrasado, já foi se o tempo em que ao ver um adulto lendo um gibi era sinal de ignorância, infantilidade, retardo mental ou pouca inteligência. Qualquer um que ainda pense assim, é o verdadeiro atraso. Você nem vislumbra nos desenhos, o teor filosófico, psicológico e as informações cientificas dignas de uma especialização. E para mostrar um tostão do valor profundo e criativo dos quadrinhos, vou citar algumas das frases de quadrinhos (HQs e Mangás) e desenhos animados (ocidentais e orientais) que me chamaram (e ainda chamam) a atenção, e convido a qualquer um a acrescentar nos comentários qualquer frase não citada, que tenha sido marcante para si e que queira compartilhar.

Essa imagem por si só já é uma opção de "leitura".

“Só os fracos sucumbem a brutalidade.” – Super-homem em conversa com a Mulher-Maravilha, O Reino do Amanhã.

“Quer dores físicas ou psíquicas, o crime fere todos que toca, traz lesão e morte e no final destrói toda a esperança.” – Batman, em Batman – Guerra ao Crime.

Quis custodiet ipsos custodies.” Celebre citação latina que citada por Batman na Séria Liga da Justiça e na obra de Alan Moore, referente as precauções com as autoridades é posta em Watchmen como “Quem vigia os Vigilantes?” que é um tema na política (a frase original é de Juvenal o poeta).

“As maiores vitórias são as lições aprendidas no decorrer da jornada.” –  Thanos, o arquivilão da Marvel. Ao se justificar a Adam Warlock no final da Trilogia do Infinito sobre se havia valido a pena ter tido o poder supremo só pra depois deixar-se ser derrotado.

“Não existe coincidências, somente o inevitável.” – Mizuki, Sakura Card Captors

“Viver e superar os medos é uma tarefa muito árdua.” – Miroku, Inuyasha.

“Os túmulos ficam para o consolo dos corações dos que ainda vivem.” – Kaede, Inuyasha.

A fina arte de contar histórias com imagens.

“Você tem braços e pernas perfeitas….use-as!” – Edward Elric, personagem de Full Metal Alquimista que ao mexer com conhecimentos proibidos acaba perdendo um braço e uma perna, e passou a usa próteses.

“A vida é boa só pelo fato de existir.” – Digimon.

“Acho que vocês ainda não entenderam… Não sou eu que estou, preso aqui com vocês… São vocês que estão presos comigo… – Rorchack, Watchmen. Quando personagem (um vigilante) é preso e vai parar na cadeia onde muitos dos presos estão lá por sua causa.

“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.” – Ben Parker (o Tio Ben), Homem-Aranha. Essa é de longe uma das mais clássicas frases das histórias em quadrinhos!

“Senhores estamos sendo atacados; vamos tomar um chá.” – Aizen, Bleach.

“Se eu não empunhar a espada, não posso te proteger. Mas se eu empunhar a espada, não posso te abraçar.” – Kurosaki Ichigo, Bleach.

“Esse país está doente e não pode ser curado, pois não existe remédio para a ignorância. ” – Dalton, One Piece.

Um perfeita opção para apreciadores do gênero Romance Policial.

“Shaaaanks (choro de criança) seu braço.” “Um braço é um preço barato a se pagar , estou feliz que você esteja bem.” – Shanks, One Piece. Após salvar Luffy de ser devorado por um monstro do mar.

“Arriscar a vida e desperdiçá-la totalmente em vão, são coisas distintas.” – L, Death Note.

“Não importa o quanto tente, você sozinho não pode mudar o mundo. Mas este é o lado bonito do mundo.” – L, Death Note.

“Agora vocês já podem ir pra casa tomar café com leite.” – Vegeta, DBZ. Para Kulilin e Yancha ao chegar no campo de batalha.

Alan Moore e sua obra, um prato cheio para pensadores e ativistas.

“Se existe alguém que pode machucar você, existe alguém que pode curar suas feridas.” – Souma Hatori, Fruits Basket.

“Pessoas que desobedecem as regras são a escória, isso é verdade, mas as pessoas que abandonam os amigos são piores que a escória.” – Kakashi, Naruto.

“Se eu fosse a chuva poderia eu me conectar ao coração de alguém assim como ela pode unir os eternamente separados terra e céu?” – Bleach (me lembrei da frase mais não do personagem ^^).

“Numa luta, fraco não é aquele que não sabe lutar, mas aquele que não tem determinação.” – Kuchiki Rukia, Bleach.

“Mesmo que não possa mais confiar em ninguém, confie em si mesmo e exploda.” – Kuchiki Rukia, Bleach.

“O que é um coração? Se eu cortar esse peito, eu poderei ve-lo lá dentro? Se eu destruir essa face eu poderei ve-lo lá dentro?” – Ulquiorra, Bleach.

A força feminina, o alienígena e o humano.

“Eu existo para lutar apenas por mim mesmo, amar somente a mim mesmo e matar todos além de mim.” – Gaara, Naruto.

“Está sendo corrompido por esse sentimento! Por favor coronel… não vá para onde eu não possa segui-lo…!” – Riza Hawkey.

“Se eu não empunhar a espada, não posso te proteger. Mas se eu empunhar a espada, não posso te abraçar.” – Ichigo, Bleach.

“Não acha que ser verdadeiro consigo mesmo seria uma forma de demonstrar força?” – Tamaki Suou, Ouran.

“Sonhos, ilusões, são tudo o que eu tenho. Se eu viver sem eles, não terei nada.” – Keitarô Urashima, Love Hina.

“Falsas lágrimas machucam aos outros… Falsos sorrisos machucam a si mesmo.” – Code Geass.

“Quem vive um dia morre e quem morre um dia renasce.” – Kikyou, InuYasha.

“Não importa quão boa seja a arma, ela é inútil se a mão que a empunha é fraca.” – Mifune, Soul Eater.

Nova arte do Coruja, essa figura lhe parece familiar? ^^

“Ei, Hachi… mesmo que as pessoas continuem machucando umas às outras… amar um ao outro não é desperdício.” – Nana Osaki, Nana.

”Eu tenho três filhos e nenhum dinheiro,porquê não posso ter nenhum filho e três dinheiros?” – Homer Jey Simpson, Os Simpsons.

“Tô mais quebrado que arroz de terceira, mas ainda te arrebento!” – Yosuke Urameshi, Yu-Yu Hakusho (no meio de uma luta).

“Armas não matam pessoas. Pessoas é que matam pessoas.” – Batman, O Cavaleiro de Gotan. Batman conversava com um outro justiceiro sobre o fato de o porque o Morcego com tantos recursos não usava armas de fogo.

“Agora que eu penso nisso, desistimos de uma vida para salvar outra… Acho que aquela foi a nossa primeira derrota.” – Takashi Komuro, Hight-School Of The Death.

“Não importa se são criminosos uma vida é uma vida.” – L, Death Note.

“Uma pessoa com o dom de matar não é abençoada e sim amaldiçoada.” – L, Death Note.

“Os indivíduos só são heróis quando não podem agir de outra maneira.
“Os heróis são responsáveis por tudo.
“Os heróis são aqueles que tornam magnífica uma vida que já não podem suportar.
“Os heróis proíbem que os choremos; só os fracos reclamam lágrimas. ” – Juramento do Verdadeiro Herói, Marvel.

Um clássico da década de 90, exibido na falecida Rede Manchete.

“Que a carne queime, que as ruas fiquem vermelhas com sangue, e que o universo uive em desespero, pois eu retornei.” – Darksied, Liga da Justiça Sem Limites.

“Porque eu nunca desisto? E porque eu tenho morceguinhos no sótão! HAAHAHA…” – Coringa, Batman – Asilo do Coringa.

“HULK…ESMAGAAAAA!!!!!!!!!” – Hulk, O Incrível Hulk. Outra celebre e clássica citação dos quadrinhos. Claro princípios de primitivismo na personalidade do verdão.

“Ele não e um heroi, ele e só um vigilante que aguenta ser caçado, mas essa cidade, deve tudo a ele.” – Gordon, Detective Comics. O detetive se referia a Batman.

“Eu sou o melhor no que faço. Mas o que eu faço não é muito agradável.” – Wolverine, Wolverine Origem.

“Quando uma pessoa olha para outra e em seu olhar renega a existência da outra, seu olhar se torna mais frio e mais terrível que uma tempestade no mais duro inverno.” – Sarutoby – Terceiro Hokage, Naruto. O Hokage falava sobre como uma pessoa excluída da sociedade se sente ao ver o olhar no rosto das pessoas que não a respeitam.

“Só o Sombra sabe o mal que se esconde nos corações dos homens!” – Sombra, O Sombra.

“Mesmo que morra em um buraco, um homem deve morrer caindo para frente.” – Sakamoto Ryoma, Kyoujin no Hoshi.

“Não importa o que o mundo diz de mim, o que importa é que eu nunca fiz nada que contrariasse os meus princípios e nunca farei.” – Zoro, One Piece.

“Não se mostra gratidão morrendo.” -Monkey D. Ruffy, One Piece.

Outra série aclamada é a CDZ, sendo a melhor fase (na minha opinião) a Saga Hades.

“Se a amizade é verdadeira, ela dura para sempre, não importa quanto tempo passamos juntos!” – Mr.2 Bon Clay, One Piece.

“Isto é o tipo de coisa que não deveria ser interrompida! Propósitos herdados, sonhos de uma pessoa, mudanças de uma época. Enquanto o ser humano continuar a buscar significado para a sua liberdade, ele não poderá ser calado… Jamais!” – Gol D. Roger, One Piece.

“A verdadeira arte resiste às gerações…” – Sasori, Naturo. (Você ainda acha que uma frase dessa é feita para crianças?)

“Pessoas se tornam fortes porque existem memórias que elas não esquecem.” – Tsunade, Naruto.

“Entre os mais fortes existem os que nasceram com um dom, e aqueles que trabalharam duro… E eu sou um dos que trabalhou duro!” – Rock Lee, Naruto.

“Quando uma pessoa tem alguém a quem quer proteger, então se torna verdadeiramente forte…” – Haku, Naruto.

“Ter um sonho que se torna realidade, e estar feliz, são coisas diferentes.” – Oosaki Nana, Nana.

“A arte é a “beleza eterna” algo que dure para sempre se mantendo permanente, dessa forma se torna verdadeiramente bela apenas por meio do tempo” – Sasori, Naruto.

“Hakuna Matata!” – Timão e Pumba. (Hehehe não resisti ^^)

“Buwaahahahaha!!!” – Don, Bleach.

“Esse rancor será levado comigo para o inferno. Nós vingaremos os seu rancor. Quer saber como é a morte? Seu pedido será atendido.” – Jigoku no Shoujo, Hell Girl.

“Por puro capricho eu não te matei daquela vez e por puro capricho vou te matar agora…” – Sasuke Uchiha, Naruto. (Adimita, se não tivesse o nome do personagem e do anime você poderia jurar que é uma citação shakespeariana.)

“Se o mundo vira as costas para você, você vira as costas para o mundo.” – Timão, O Rei Leão.

“A luta acabou mas enquanto ele continuar vivendo ele terá que lutar, pois nunca irá abandonar a luta.” – Chupa-Cabra (também conhecido como Diabo, Trapizomba ou Jorge) no final de Yu-Yu Hakusho.

“As pessoas sempre tentam manter uma fachada em público, mas aqui jaz a mentira deles.[…] Todos tentam ignorar a minha existência […] mas no seu intimo, aqueles de consciência limpa torcem por mim.” – Yagami Raito, Death Note.

“A arte é um estouro! ” – Deidara (Naruto). (é mais engraçado quando você sabe que quem diz isso é uma maníaco que faz esculturas com argila que explodem.

“Transformar o simples em complicado é fácil, porém transformar o complicado em simples exige criatividade.” – Edward Elrik, Fullmetal Alchemist.

“Vocês só dão importância a si mesmos. Acham que podem adiar a morte. Vocês se iludem com essa frívola paz. Quando se mata alguém, você assina sua própria sentença de morte. O ódio é a corrente que liga vocês.” – Nagato/Pain, Naruto.

“Eu sou um homem-santo, o mais próximo de Deus. A única diferença ente eu e Deus é que Deus é misericordioso. A não ser que lhe poupando de todo os sofrimentos desse mundo não seja também um ato de misericórdia.” – Shaka de Virgem, Cavaleiros do Zodíaco. Shaka prestes a matar algumas pessoas.

“Humanidade não tema, com os Autobots não há problema.” – Bambo Bi, Tranformers.

“O povo da significado ao símbolo, em significado um símbolo não é nada.” – V, V de Vingança.

“A mente verdadeira pode lidar com a mentira e a ilusão sem se perder. O coração verdadeiro pode suportar o veneno do ódio sem sofrer danos.” – Tartaruga-Leão, Avatar – A lenda de Aang.

“Se o kriptoniano ou a amazona fizessem o seu jogo, eles teriam falhado. Porque não têm convicção para destruir o planeta inteiro para obter sucesso. Mas você? Um humano? Vocês matam a sua própria espécie para vencer batalhas. Uma qualidade louvável.” – Darkseid para Batman, em Superman & Batman – Apocalypse, quando o Morcego, com seu intelecto, consegue o que nem o Homem de Aço nem Dianna conseguiriam com superforça e superpoderes! – É inegável as possibilidades de debate e reflexão sobre essa frase, e ainda tem gente que diz que não se aprende nada no mundo dos desenhos. ¬¬’

Espero que tenham gostado, só me lembrei dessas. ^^

SUGESTÃO: Aqui fica um dica, relacionei áreas de estudo com uma opção de leitura de quadrinhos.

Química ou Física – Quarteto Fantástico.
Psicologia ou Letras – Watchmen.
Sociologia ou Filosofia – X-Men ou V de Vingança.

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “Traços, Palavras e Sabedoria.

  1. Cara, parabéns pelo tópico, eu mesmo não expressaria melhor! O desenho, ao contrario da fotografia que só mostra o que é visível aos olhos, traz de dentro da mente algo completamente novo, uma perspectiva única de um fato ou acontecimento fictício ou não. O quadrinho nada mais é do que uma expressão continuada de um autor que compartilha com o mundo seu ponto de vista daquele universo lúdico.

    Turismo | low cost – viagem barata

Deixe um comentário