Academiæ

"Me disseram que pensar era ingênuo, e daí? Nossa geração não quer pensar. Pois que pense, a que há de vir."

Era Uma Vez Uma Biblioteca Pública.

Não é com satisfação que vim criar essa publicação, todos que me conhecem sabem do meu gosto e prazer em ler bons livros, sejam eles fenômenos do momento (Harry Potter, Código Da Vinci, Eragon entre outros) ou clássicos da literatura mundial (Madame Borary, Os Miseráveis, O Médico e o Monstro, etc). Sou freqüentador da Biblioteca Publica Municipal Prof. Nicácio (Bela Cruz-CE) e de outras fontes de livros (bibliotecas de Acaraú, Cruz e Sobral). E a cada vez que vou à biblioteca de Bela Cruz chego a sentir uma profunda tristeza em ver que a cada visita o lugar não demonstra melhoras, apesar do esforço continuo por parte de algumas funcionárias o avanço é quase zero. A estrutura da biblioteca é uma piada quando você observa isso nas bibliotecas das cidades vizinhas mais próximas (Marco e Cruz), salão para pequenos eventos? (Hahaha dessa eu ri). Suporte para Videoteca e Audioteca? (é o quê?!). Gibiteca? (quem dera tivesse ¬¬). Mas se ficasse só nisso um leitor consciente da realidade municipal que dê valor a cultura e a leitura poderia ao menos ficar feliz com o vasto acervo (em torno de 2.600 livros), obras raríssimas, clássicas, diversificadas (é disso podemos nos orgulhar). Bem, não podemos mais (O.O’?), os pensamentos de Victor Hugo, William Shakespeare, Machado de Assis, Camões e outros gigantes da literatura estão se desfazendo nas prateleiras, banqueteados por traças e cúpins somem vagarosamente. Eu frequento aquele lugar mais de 10 anos e ainda me lembro quando retirei da prateleira o meu primeiro clássico O Médico e o Monstro de Robert L. Steveson. Esse livro foi jogado fora porque a parte inferior foi degustada por alguns insetos. Para mostrar alguns exemplares clássicos e o lamentável estado em que se encontram, postarei aqui algumas fotos.

Eu só espero que alguma autoridade “ajude” a reverter essa situação. Semana passada eu postei sobre os projetos e programas do Governo Federal para incentivo a leitura (Pra lê Mesmo) para 2012, vou aguardar pra ver os “resultados”.

Enquanto isso meus caros amigos, leitores e autoridades belacruzenses, mais um pouco da realidade estrutural de nossa biblioteca.

Eu aposto um espirro como esses livros tão bem conservados. (ah-ahh-tchiiim!)

Nunca encontrei um livro nesse estado em outra biblioteca.

Fico feliz de ter sido o 1º a ler este livro, pois parece que depois d'eu ter devolvido ele, o usaram numa partida de pelada, e pelo visto ele era a bola. A gora é O Senhor dos Anéis (obra incompleta e ilegível). ¬¬

Você que frequenta (ou frequentou) a biblioteca pública de Bela Cruz (ou qualquer outra biblioteca pública), o que você acha mais insuportável, desagradável ou sem sentido naquele espaço? Deixe sua resposta nos comentários.

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “Era Uma Vez Uma Biblioteca Pública.

  1. Realmente é muito triste, eu já fui frequentadora assídua dessa biblioteca e presenciei muitas vezes essa realidade com uma dor no coração. Pior dos que esses livros que você mostrou nas fotos, são os livros de poesias, que estão em uma estante de ferro, se acabando, literalmente.
    Outra situação chata, é que são sempre os mesmos livros. Sinto muita falta da literatura atual. Hoje temos muitos autores novos e bons. Mas infelizmente as pessoas, ou pelo menos a maioria delas estão mais preocupadas com a restauração de outros espaços públicos, menos ricos de cultura.
    Parabéns pela iniciativa, esse texto deverias estar na porta de todas as salas de aula das escola de Bela Cruz, ou até mesmo nas ruas, para ver se as pessoas acordem e passem a valorizar esse patrimônio tão importante em uma cidade. Falei demais. fui. bjos

  2. Ia postar um cometário, mas talvez desagradaria muita gente, então melhor ficar calado, mais por conta do meu trabalho, já que tenho que lhe dar com as pessoas constantemente, então é melhor que eu não venha desagradar a ninguém, mas opnião tenho e cego eu não sou… fica a dica: quem quiser ver basta apenas abrir os olhos.

Deixe um comentário